Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo

A infecção gonocócica é uma das DSTs de maior incidência em nível mundial, comprometendo milhões de pessoas anualmente. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em danos à saúde. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da doença gonocócica.

Definição da Gonorreia

Essa infecção é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as estruturas do sistema urinário, incluindo uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Apesar de que tenha tratamento acessível, a demora no diagnóstico pode desencadear problemas de saúde significativos.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

Os sinais da infecção podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Se houver sintomas, os principais sinais podem ser:

Nos Homens:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Vermelhidão e inchaço na uretra
Nas Mulheres:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Dor no baixo ventre
Complicações Possíveis:

A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo acometer os olhos e o ânus, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.

Modos de Contágio da Gonorreia

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Além disso, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular grave.

Como Identificar a Gonorreia?

A detecção da doença pode ser confirmado com exames específicos, tais como:

Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar verifique aqui a presença da bactéria.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *